De acordo com o padrão ISO 13655, a série “M” de configurações do modo de medição foi definida para padronizar as condições de iluminação onde agentes de branqueamento óptico são utilizados em substratos. Abaixo uma referência rápida das 4 configurações de modo de medição diferentes dentro da série “M”.
M0 – Fator de luminância espectral “modo de medição de cor A” sem filtro de polarização sob uma fonte de luz que simule o iluminante padrão A (lâmpadas a gás ou LEDs, 2856 ± 100 K, de 420 a pelo menos 700 nm)
M1 – Fator de luminância espectral “Modo de medição de cores D50” sem filtro de polarização sob uma fonte de luz que simula o iluminante padrão D50 com componente UV correto < 400 nm (teoricamente lâmpada fluorescente F8, na prática apenas LEDs incl. LEDs UV, 5003 ± 100 K, abaixo de 380 a pelo menos 700 nm)
M2 – Fator de luminância espectral “Modo de medição de cor UV Cut” sem filtro de polarização sob uma fonte de luz que simula qualquer iluminante padrão sem componente UV (lâmpadas a gás com filtro de corte UV < 400 nm ou LEDs sem LED UV, de 420 a pelo menos 700 nm)
M3 – “Medição com filtro de polarização” grau de absorção espectral (com filtros RGB) ou fator de luminância espectral (com cabeçote de varredura espectral) com par de filtros de polarização (na luz irradiada e na luz refletida, cruzando-se) sob uma fonte de luz que simula qualquer padrão iluminante (lâmpada a gás ou LEDs, de 420 a pelo menos 700 nm).
M2 (UV Cut) – através da comparação com um modo com componente UV (M0/A ou M1/D50 – dependendo do iluminante selecionado em M2), permite a medição do efeito de branqueadores óticos para perfis ICC de alta qualidade adequada. O M3 é adequado não apenas para medir a densidade de cores (absorção sob filtro de polarização), mas também para medição de cores de tintas de ampla gama, tintas de pigmentos de efeito e para receitas de tinta de impressão (remissão sob filtro de polarização). Os espectrodensitômetros Techkon movem automaticamente o filtro de polarização para dentro ou para fora quando o modo é alterado. Nesse campo de aplicação, o Techkon avalia o efeito de branqueadores ópticos por meio de algoritmos empíricos.
Definições fornecidas por:
Expert Knowledge in Color Communication | Color in Media Design, Prepress and Print
published by Johannes Kokot and Dieter Kleeberg
in cooperation with the color communication project group.